Como uma alimentação saudável pode mudar a saúde da sua família

É no lar que aprendemos e cultivamos a grande maioria dos nossos hábitos, qualidades, defeitos e manias. Em relação à alimentação não é diferente. Por isso, além de garantir uma boa educação alimentar no presente, os pais têm um papel fundamental no aprendizado dos filhos sobre o que é uma alimentação saudável e como ela pode impactar positivamente o futuro das crianças.

Aprenda a se alimentar melhor

Para obter uma alimentação saudável, não basta apenas deixar de comer alimentos industrializados e fazer restrições exageradas. É importante a ingestão de nutrientes para repor a energia e contribuir para a manutenção e proteção do organismo, colaborando para o aumento da imunidade e combate de doenças.

Um dos primeiros passos rumo à alimentação saudável começa com o controle de excessos. Na dieta dos brasileiros, é muito comum o alto consumo de doces, refrigerantes, sucos industrializados, alimentos enlatados, carnes e alimentos com gordura saturada e trans. Uma dieta de exageros é muito prejudicial para a sua família, pois tira os alimentos saudáveis do cardápio e os substitui por alternativas nocivas e pobres em nutrientes. Ou seja, deixa de fortalecer o organismo e ainda o prejudica.  

Sabe-se que uma alimentação equilibrada traz muitos benefícios para o desenvolvimento e manutenção da saúde de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.  Mas, afinal, quais aspectos mudam na vida da sua família quando ela passa a se alimentar melhor? Descubra alguns desses benefícios:

Conheça 4 benefícios de uma alimentação saudável

Bom funcionamento do organismo

Elaborando um cardápio diversificado e composto por proteínas, vitaminas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e minerais, o resultado será um pleno funcionamento do organismo, garantindo mais saúde da cabeça aos pés. Para as crianças, o consumo de proteínas, carboidratos e alimentos ricos em cálcio, ferro, zinco e vitaminas A e C, são essenciais e contribuem para um crescimento sadio. Porém, não se esqueça de manter o equilíbrio alimentar, pois o desequilíbrio e excesso, até mesmo no consumo de vitaminas, pode prejudicar a sua saúde.

Fortalecimento da imunidade

Além de contribuírem para a manutenção do corpo, alguns alimentos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a defesa contra doenças. Na lista dos alimentos que criam essa “barreira de resistência”, há as amêndoas, o brócolis, o espinafre e as nozes. Mais do que uma defesa, são necessidades que o organismo tem para se manter a salvo de ameaças.

Vida mais longa

Outra característica benéfica que uma alimentação saudável proporciona é a longevidade. Pesquisas têm comprovado que refeições mais saudáveis no dia a dia melhoram a qualidade de vida e proporcionam uma vida mais longa. Nessa lista, encontramos os alimentos antioxidantes, que auxiliam no combate ao envelhecimento das células. Para aumentar a longevidade da sua família, inclua nas refeições frutas cítricas (morango e laranja, por exemplo), cenoura e tomate.

Além das propriedades “rejuvenescedoras”, eles ajudam no controle do colesterol e da glicemia.  O consumo correto e frequente desses alimentos está relacionado ao combate de doenças como anemia e catarata, dentre outras.

Manutenção do peso ideal

Ao manter uma alimentação balanceada e sem excessos, você e sua família também terão grandes chances de manter o peso ideal, salvo distúrbios de obesidade que não têm relação direta com a nutrição. Uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas regulares certamente potencializará sua qualidade de vida e bem-estar.

E então, aprendeu mais sobre como ter uma alimentação saudável? Descubra também quais são os 5 hábitos que você deve cortar para ser mais saudável.

 
Voltar