As maiores reclamações sobre Planos de Saúde e porque elas fazem sentido

  1. DESCREDENCIAMENTO DE HOSPITAIS

Ao adquirir um plano de saúde, certamente um ítem que você levou em consideração é a escolha de determinado Hospital correto? Imagine se após a contratação você descobre que aquele hospital não faz mais parte da sua rede? Este ítem tem gerado muitas reclamações na Agência Nacional de Saúde. A Operadora até pode alterar sua rede, mas deve avisar o consumidor com 30 dias de antecedência e mais importante: substituir por outro hospital da mesma categoria e qualidade. Uma dica é, antes de contratar, conferir se a operadora costuma ter esta prática.

  1. AUMENTOS EXORBITANTES

Outro aspecto que tem gerado muitas reclamações na Agência Nacional de Saúde e no IDEC, são os reajustes acima do permitido. A ANS divulga quais são os índices permitidos para cada operadora. No e-Book “tudo sobre planos de saúde para pessoas físicas de a a z” abordamos com detalhes quais são os reajustes permitidos. Quer conferir se o seu reajuste está correto? Acesse o site da ANS http://www.ans.gov.br/ ou solicite ajuda da nossa equipe.

  1. CANCELAMENTO

Muito cuidado ao cancelar seu plano de saúde. Muitas pessoas acreditam que simplesmente deixar de efetuar o pagamento, terá seu plano cancelado sem maiores dores de cabeça. Mas na verdade muita gente tem recebido cobranças posteriores relativas ao período que antecedeu o cancelamento. Sugerimos para não deixar de pagar simplesmente, mas formalizar por escrito a sua intenção em cancelar o plano de saúde.

  1. RECUSA DE PROCEDIMENTOS MÉDICOS E HOSPITALARES

Certamente este é o item que mais tem levado os usuários de planos de saúde para a justiça.

Você poderá consultar se determinado procedimento médico possui cobertura obrigatória no site da ANS. Outro detalhe importante, a  Agência Nacional de Saúde determinou que as Operadoras de Planos de Saúde são obrigadas a esclarecer ao beneficiário por escrito os motivos da sua recusa.

  1. DEMORA NA LIBERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS

A demora em atender as solicitações dos usuários dos planos de saúde foi um dos itens mais importantes que levou a Agência Nacional de Saúde a proibir a comercialização de diversos planos de saúde. Os prazos máximos para cada tipo de procedimento estão no nosso post “conheça os prazos máximos para atendimento nos planos de saúde”

  1. EXIGÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA

Com a finalidade de evitar utilizações indevidas e desperdícios a ANS autoriza as operadoras a praticarem os chamados mecanismos de regulação para buscar a redução dos custos através racionalização da utilização.

Um dos mecanismos de regulação é justamente a exigência de autorização prévia para procedimentos considerados complexos e mais onerosos.

O problema é que alguns planos de saúde, abusam deste mecanismo para emperrar e protelar o atendimento ao consumidor. Neste caso o usuário deverá efetuar uma reclamação na Agência Nacional de Saúde.

  1. REEMBOLSOS

Por fim, outro aspecto que gera muita reclamação é o reembolso de despesas utilizados fora da rede credenciada. 

O valor do reembolso, quase sempre, é muito inferior ao pago pelo consumidor. Isto se justifica, porque os planos e seguros de saúde devem ofertar o reembolso pela tabela médica utilizado nos seus convênios, que é muito inferior ao cobrado pelos médicos na modalidade particular.

Antes de contratar o plano, você deve conferir atentamente o que diz o contrato. É lá que os valores de reembolso devem estar em destaque.

Você também já passou por uma destas situações? Conte-nos como foi a sua experiência.

Voltar